Clique na capa da edição para ter acesso ao conteúdo exclusivo ou faça login com seu e-mail.




EDIÇÃO NÚMERO 37







 

Ricardo Leão: As trilhas de A Lei do Amor

Fabio Torres: novo trabalho autoral

Softsynth organ: a sonoridade do Hammond

mais:

“Trocando em Miúdos" e "Guinevere" 

Mainstage

Automação MIDI

Os segredos da multitonalidade

Swamp Blues

Walking Bass no acordeon




EDIÇÃO NÚMERO 36






 

Gershwin Piano Quartet: formação inusitada

Villa-Lobos: a libertação das amarras da tradição

Luisa Splett: pianista, professora e pesquisadora


mais:

“Feira de Mangaio" e "Anna de Cleves" 

MIDI ou USB, qual o melhor?

Os segredos da multitonalidade

Turnaroundsa marca registrada do bluesman




EDIÇÃO NÚMERO 35




Gerald Clayton: Resgate jazzístico

Korg Minilogue: o novo analógico polifônico

MIDI: como funciona

Órgão de tubos: o antecessor de todas as teclas


E mais:

Walking Bass 
“O fundo" e "Mad Man Moon", para você tocar

"Luiza" e a harmonia de Tom Jobim

Ed Motta versus Djavan



 



EDIÇÃO NÚMERO 34







 

Flavio Venturini: Paisagens Sonoras

Cesar Camargo Mariano: Joined

Kawai MP11: digital com mecanismo de acústico

MIDI: a história do protocolo

E mais:

Latência x CPU x Placa de áudio
“A Fala da Paixão", para você tocar
O uso de arpegiadores

​O estilo de Ray Charles




EDIÇÃO NÚMERO 33






 

Fernando Cardoso: o renascentista do Violeta de Outono

Klavikon: o projeto techno de Leon Michener

MIDI Foot Controller: o auxiliar do setup

Samplers: a caixinha de surpresas

E mais:

A sonoridade blues na improvisação
Como promover seu trabalho com baixo custo
“You Can Leave Your Hat On” para você tocar
Nova coluna: “Arranjadores”




EDIÇÃO NÚMERO 32







 

Fabio Caramuru: conversas de um piano com a fauna brasileira

Roland E-A7: testamos o novo arranjador

Ronaldo Rolim: cabeça de camerista

Synth Strings: o timbre clássico

E mais:

Tecnologia: controladores & controlados
Improvisação: variaçõs sobre o tema
Acordeon sem limites: Chord Melody
“Tema de Amor de Gabriela” e
“Summer ‘68” para você tocar




EDIÇÃO NÚMERO 31









 

Miguel Proença: erudito para novos públicos

Synth Lead: peitando as guitarras do rock 

Marcos Romera: piano publicitário

Tecnologia: MIDI Wireless System

E mais:

Escalas para improvisar: “Fotografia”
“Our Love Is Here To Stay” e as Big Bands
Richard Galliano em entrevista exclusiva
Hammond: O pedal de expressão
“Catherine Of Aragon” para você tocar!




​​

EDIÇÃO NÚMERO 30








 

Chassol: o compositor de "ultrascores"

Synth Bass: principais timbragens e estilos 

J. S. Bach: mestre além de seu tempo

Expomusic 2016: lançamentos e novidades

E mais:

Champion Jack Dupree: bluesman

"Honesty" e as baladas pop

Harmonia do samba: "Conversa de Botequim"

Hammond: o controle da caixa Leslie



​​

EDIÇÃO NÚMERO 29






 

Jean Carllos: ousado e tecnológico 

Timbres: os principais efeitos e utilizações

Scott Joplin: o Rei do Ragtime

What's Going On: o genial Marvin Gaye

E mais:

Fats Domino: expoente do R&B clássico

"Fotografia" e pitadas de Cesar Mariano

Solovox: vintage pioneiro

A harmonia do samba



​​

EDIÇÃO NÚMERO 28







 

Mark Kelly: o visionário tecladista do Marillion  

Adylson Godoy: "Meu tempo é hoje!"

Studiologic Numa: teclas diferenciadas

Debussy: "Clair de Lune" e a obra para piano

E mais:

O imprescindível Otis Spann

A bossa nova e a influência do blues

“Escorregando" e o Tango Brasileiro

O incríivel Hammond



​​

EDIÇÃO NÚMERO 27









 

Jordan Rudess: o ídolo do prog metal  

Rick Wakeman: mago dos teclados ou fraude?

Pedais: interpretação na ponta dos pés 

Dr. John: o mestre do blues

E mais:

Programação e uso de presets

Acordes diminutos e suas funções
O acesso às amostras no Kontakt
“O Bêbado e a Equlibrista” e “Besame” em arranjos exclusivos



​​

EDIÇÃO NÚMERO 26







 

Michel Camilo: sangue latino 

Synergy: o sistema criado por Márcio Buzelin

Teclas: os tipos apropriados 

CP-70/80: o Electric Grand da Yamaha

E mais:

Alma de Blues: improvisaçã

Kontakt: o efeito Leslie

Harmonia: o uso dos acordes diminutos

Palco: gerenciamento de carreira



​​

EDIÇÃO NÚMERO 25





 

Paulo Calasans: o autodidata que fez escola

Sledge: o sintetizador da Studiologic

Nos Meus Braços: o novo CD de Fernando Moura

Repertório é tudo: 50 músicas obrigatórias para pianistas

E mais:

Synclavier: workstation para milionários

MIDI2CV: controle analógico via MIDI

Memorização de escalas modais

Kontakt: sincronização



​​

EDIÇÃO NÚMERO 24






 

Trio Corrente: pianista Fabio Torres e o novo CD do grupo

Keith Emerson: o legado e o adeus ao gênio do progressivo

Liverpool: arranjador temático dos Beatles

CS-80: o dinossauro da Yamaha

E mais: 

Controle de analógicos via MIDI

Criação de loops no Kontakt

Os ícones do piano blues

“Happy”: harmonias e levadas pop



​​

EDIÇÃO NÚMERO 23






 

Daniel Latorre: o coração do Hammond Grooves

Maciej Pikulski: solista, músico de câmara e acompanhador

Oberheim OB-Xa: o som de “Jump”

VST e VSTi: configurações e acesso

E mais

A estética musical da bossa nova

Roteamento de sinal no Kontakt

Toda a dramaticidade do Slow Blues

Rearmonização em dois estilos: “Trenzinho do Caipira”



​​

EDIÇÃO NÚMERO 22





 

Snarky Puppy: as lições dos tecladistas

Wurlitzer: piano elétrico dos sonhos

Hydrogen: Drum machine virtual

Kontakt: auxiliar também no palco

E mais

Blues: solos e riffs

Rearmonização: quatro arranjos diferentes

Palco: configuração básica de áudio

Harmonia: acordes e arpejos quartais

Estúdio: dicas para trabalho em conjunto



​​

EDIÇÃO NÚMERO 21






 

PianOrquestra: piano a dez mãos
Korg KR-100S: keytar com síntese poderosa
DAW Gratuito: opções para o home studio
Kai Schumacher: de contemporâneo a rock
E mais
Kontakt: aprenda como samplear
Vox Continental: o rei dos órgãos combo
Palco: a estrutura do tecladista
Alma de Blues: improvisação
Arranjo exclusivo: “I Got You (I Feel Good)”



​​

EDIÇÃO NÚMERO 20







 

Mú Carvalho: da Cor do Som às trilhas sonoras

Kawai ES8: piano com acompanhamento

Elisa Wiermann: a arquiteta do progressivo

Clavinet: a sonoridade de "Superstition"

E mais...

Sintetizadores em miniatura

Escala Blues Menor

"Love Of My Life" 

A importância do "click"

Acordes SubV7 nos baixos



​​

EDIÇÃO NÚMERO 19







 

Katia Labèque: ousadia à flor da pele

iPad: os melhores sintetizadores analógicos

Mellotron: precursor dos samplers 

Controladores: diferentes modelos e funções

E mais...

Rosana Giosa: referência no ensino do piano

Alma de Blues: pick-up

Arranjo exclusivo: “Novo Tempo”

Acordeon: “Princesinha no Choro”

Improvisação: as escalas be-bop



​​

EDIÇÃO NÚMERO 18








 

Juninho Carelli: as teclas do Noturnall

Korg Pa600-BR: testamos o arranjador 

Front 242: o grupo belga inventor da EBM

Expomusic 2015: novidades do mercado

E mais:

Sintetizadores: a popularização

Memória: instrumentos vintage

Beatles de roupa nova: “In My Life”

Digitação: alternativas para o acordeon

Improvisação: as escalas be-bop



​​

EDIÇÃO NÚMERO 17



Teclas & Afins - Edição 17

 

Joey DeFrancesco: o mestre do Hammond

Fritz Dobbert: a nova fábrica

iPad: um estúdio completo

Sequencer: programe melodias, ritmos e sons

E mais:

Piano Blues: o estudo de um solo

Vida de músico: planejamento de carreira

Acordeon sem limites: acordes especiais

Arranjo exclusivo: “Ciranda da Bailarina”



​​

EDIÇÃO NÚMERO 16




Teclas & Afins - Edição 16


 

Rogerio Tutti: show em nova proposta

iPad: ferramenta para produção musical

(e os melhores aplicativos para você baixar)

Sample & Hold: sonoridade sci-fi

E mais...

Nova coluna: A Alma do Blues

MIDI e VST: o setup necessário para um show

Arranjo exclusivo: “Encontros e Despedidas”

Harmonia: a utilização das dissonâncias





EDIÇÃO NÚMERO 15




Teclas & Afins - Edição 15

Amilton Godoy – O mestre dos mestres

Turi Collura - Referência no ensino online 

Síntese FM - Tecnologia versátil e poderosa

Phineas Newborn Jr. - O misterioso

E mais...

Hammond: as novas gerações

Análise estrutural de “Here Comes The Sun”

Arranjo exclusivo de “Arrastão”

Como aproveitar melhor os timbres de seu teclado




EDIÇÃO NÚMERO 14




Teclas & Afins - Edição 14

Eliane Elias – novo álbum Made In Brazil

Ruriá Duprat – o produtor

Moog Modular – a recriação dos dinossauros

Sidinho Leal - referência nas redes sociais

E mais...

Como manter os dedos em forma

Análise estrutural e harmônica

Canção americana em bossa nova

Os pioneiros do Hammond no Brasil




EDIÇÃO NÚMERO 13




Teclas & Afins - Edição 13

Cesar Camargo Mariano: o ícone da música brasileira em entrevista exclusiva

ARP ODYSSEY: o renascimento do clássico

Fabio Caramuru e Marco Bernardo: Brasil em Dois Pianos

Angela Hewitt: especialista em Bach

E mais...

Melodia em acordes e Ragtime

O órgão na música gospel

Harmonia da bossa nova

As melhores marcas de acordeon




EDIÇÃO NÚMERO 12




EDIÇÃO 12 - TECLAS E AFINS

Eloy Fritsch: progressivo e new age em novo disco

KORG KROSS: workstation que enfrenta a estrada

Distorção: lendas do rock e o Hammond

Ivan Teixeira: o tecladista de Luiza Possi

E mais...

Tudo sobre o Concurso Osvaldo Lacerda

Variações melódicas na música pop

Clichês harmônicos para a bossa nova

A importância do estudo das escalas



EDIÇÃO NÚMERO 11




EDIÇÃO 11 - TECLAS & AFINS

Luiz Schiavon: o ícone das teclas

MP7: o novo piano digital de palco da Kawai

Corciolli: música brasileira no novo disco

Orquestra virtual: indispensável nos estúdios

E mais!
Jimmy Smith: "o cara"
Arranjo comentado: “A Medida da Paixão”
Frederic Deschamps
A harmonia da bossa nova




EDIÇÃO NÚMERO 10




EDIÇÃO 10 - TECLAS & AFINS

Henrique Portugal: o tecladista do Skank fala sobre timbres, tecnologia e produção musical

Casio XW-P1: o teclado mais que completo

Richard Galliano: o acordeonista multifacetado

George Gruntz: World Music e o dever de casa

E mais!

Classificação dos sintetizadores

Arranjo comentado: “Canções e Momentos”

O novo Hammond B3

A harmonia da bossa nova



EDIÇÃO NÚMERO 9




EDIÇÃO 09 - TECLAS & AFINS

Juliana D’Agostini: talento e beleza a serviço da música clássica

Makoto Ozone: jazz e erudito em perfeito equilíbrio

Johnny Alf : o precursor da bossa nova

LP-180: o novo piano digital da KORG

E mais:

Improviso sobre o Modo Dórico

Arranjo comentado: "Futuros Amantes"

Hammond: os modelos clássicos

Sintetizadores: hits do rock



EDIÇÃO NÚMERO 8




EDIÇÃO 08 - TECLAS & AFINS

Rick Wakeman: em plena forma

Privia PX-5S: o Stage topo de linha da Casio

Orlan Charles: do erudito ao sertanejo 

Keytar: liberdade para o tecladista

E mais:

Improviso sobre o Modo Jônico

Arranjo comentado: "Chovendo na Roseira"

Leslie e Hammond: casamento perfeito

Os diferentes tipos de acordeon



EDIÇÃO NÚMERO 7




Chick Corea: a vigilância pela criatividade

KDP90: testamos o piano digital Kawai

Giorgio Moroder: o pai da Disco virou DJ

Beto Bertrami: herança musical

E mais:

Nova coluna: "Puxando Fole"

Arranjo comentado: "Palhaço"

Síntese: combinações sonoras

Como estudar: escalas



EDIÇÃO NÚMERO 6




Hiromi Uehara: o fenômeno do jazz

Expomusic 2014: equipamentos que agitaram 

Jean Michel Jarre: o gênio dos megashows

Drawbars: as registrações mais usadas 

E mais:

Nova coluna "Como Estudar": Hanon

Luiz Gonzaga e o Xote

Síntese: as gravações pioneiras no Brasil

Turnaround: formas e aplicações




EDIÇÃO NÚMERO 5




Antonio Adolfo: síntese da pluralidade musical

Pa300: o novo arranjador da Korg

Rick Wakeman: o mago dos teclados

Hércules Gomes: a novidade das teclas

E mais:

Análise do improviso de "Giant Steps"

Arranjadores à brasileira

A música pop de Michael Jackson

Bandas covers e profanação




EDIÇÃO NÚMERO 4





Fabio Ribeiro: criatividade acima de tudo

Valentina Lisitsa: a popularização do erudito

Ray Charles: o gênio do soul

Giant Steps e Coltrane Changes

E mais:

Síntese Aditiva

Cultura Hammond

Modulação: "Passaredo"

Trilhas para novelas e campanhas políticas





EDIÇÃO NÚMERO 3



Ahmad Jamal: a lenda viva do cool jazz

ES100: o novo piano digital da Kawai

Jerry Lee Lewis: o gênio indomável do Rock

VBrazil: o sintetizador modular brasileiro

E mais:

Como prevenir lesões durante o estudo

O incrível Rubalcaba

Spotting Sessions 

A rítmica na melodia e na improvisação

Baião: "O Ovo"



EDIÇÃO NÚMERO 2



João Donato: o simples, sofisticado

Jon Lord: fusão de estilos, do rock ao erudito

Fender Rhodes: o mais inovador piano elétrico

Síntese: o controle do som no tempo

E mais:

Conheça os tipos de teclados e suas funções

Trilhas musicais

Porque “Jass”

A Improvisação Horizontal na Cadência II-V-I

Standard americano: “Summertime”





EDIÇÃO NÚMERO 1



Márcio Buzelin: em busca do timbre perfeito

Jether Garotti Jr.: Acompanhamento de classe

Minimoog: sonoridade revolucionária

Síntese: oscilador de baixa frequência

E mais:

O improviso e o Jazz

O que é órgão, hoje, no Brasil?

As escalas do campo harmônico maior e a correlação escala/acorde

Walking-Bass ou Baixo Caminhante